quinta-feira, 31 de março de 2011


"Uma das muitas perguntas que me incomodam é por que as mulheres eram vistas,e ainda são,como inferiores aos homens.É fácil dizer que isso é injusto,mas não basta;realmente gostaria de saber o motivo para essa grande injustiça!
Aparentemente os homens dominaram as mulheres desde o início por causa da força física;sãos os homens que ganham a vida,geram crianças e  fazem o que querem...Até recentemente as mulheres aceitavam isso em silêncio,o que era estúpido,já que tanto mais as coisas demoram a mudar,mais estranhas ficam.Felizmente a educação,o trabalho e o progresso abriram os olhos das mulheres.Em muitos países elas adquiriram direitos iguais;muitas pessoas,principalmente mulheres,mas também homens,percebem agora como é errado tolerar esse estado de coisas durante tanto tempo.As mulheres modernas querem o direito de ser completamente independentes.
Mas não é só isso.As mulheres devem ser respeitada também!Falando em termos gerais,os homens são mais valorizados em todas as partes do mundo;então porque as mulheres não devem ter a sua cota de respeito? Soldados e heróis de guerra são homenageados e condecorados,exploradores recebem fama imortal,mártires são reverenciados,mas quantas pessoas vêem mulheres também como soldados?
No livro Soldados no front doméstico fiquei chocada com o fato de que somente com o parto a mulher costuma sofrer mais dor,doenças  e infortúnios de qualquer herói de geurra.E o que ela recebe por suportar toda essa dor? É jogada para o lado quando é desfigurada pelos partos,os filhos logo vão embora,a beleza desaparece.As mulheres,seres que sofrem e suportam a dor para garantir a continuação de toda  araça humana,seriam soldados muito mais corajosos do que todos aqueles heróis falastrões lutadores pela liberdade postos juntos.
Não quero sugerir que as mulheres deveam parar de ter filhos;
pelo contrário,a natureza lhes deu essa tarefa,e é assim que deve ser.O que condeno é nosso sistema de valores e os homens que não reconhecem como é grande,difícil,mas lindo o papel da mulher na sociedade."

Terça-Feira,13 de junho de 1944         Por : Anne M. Frank

Nenhum comentário:

Postar um comentário